Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Casamento Gay – Novidade em São Paulo

 em Registral


Casamento Gay. Novidade em São Paulo

Neste dia 17 de maio, curiosamente data em que se comemora o Dia internacional contra a homofobia e também o dia  Dia Nacional de Combate a Homofobia instituído por Decreto Presidencial de 04 de junho de 2010 (1), o Diário de Justiça Eletrônico – DJE do Estado de São Paulo publicou na íntegra a lúcida decisão do Juiz de Direito da 2ª Vara de Registros Públicos da Capital do Estado (Processo 0011258-81.2012.8.26.0100) (2) onde se negou a possibilidade, ao menos por enquanto, da ocorrência de casamento, por conversão de união estável, entre pessoas do mesmo sexo, nos cartórios da Capital, sob a fiscalização direta daquela Vara judicial Especializada.

Poucas vezes se vê na imprensa oficial uma decisão judicial com texto tão cautelosamente escrito. Neste caso encaixou-se com perfeição, o ditado popular: pisando em ovos.

A decisão judicial tem tantas ressalvas e observações, que chegam a causar alguma estranheza aos leitores acostumados aos termos técnicos e objetivos com que se costumam proferir sentenças judiciais.

Trecho extraído do texto: … Ressalto que a impossibilidade do deferimento da habilitação para o casamento civil ou da conversão da união estável em casamento não significa atribuir a essas relações um subgrupo de união estável ou uma família de segunda classe….

Em outro trecho: …Com isso não se está hierarquizando relações de afeto ou valorando uma em detrimento da outra, mas apenas reconhecendo sua diversidade…

Mais ainda: … É da essência do matrimônio essa formalização, sem que se esteja a desmerecer, em hipótese alguma, as demais modalidades de família

Outra ressalva: …Não se trata de estabelecer desigualdade entre as uni&otilotilde;es de pessoas do mesmo sexo e de sexos diversos, mas, na ótica registrária, definir a impossibilidade do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo ou a conversão da união estável em casamento

Em arremate é reproduzida a ressalva final:  …Diante da relevância do tema, submeta-se a presente decisão, com remessa de cópia de todo o expediente, à Egrégia Corregedoria Geral de Justiça, para a fixação de diretriz uniforme para todo o Estado.

Ao que tudo indica, portanto, em breve, teremos em São Paulo uma orientação segura e definitiva sobre o tema e que, segundo espera este autor (que já se manifestou outras vezes neste espaço) haverá de preservar o princípio da legalidade e da segurança jurídica.

 (1)    http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/dsn%2004-06-2-2010?OpenDocument
(2)    acesso possível em 
http://www.dje.tjsp.jus.br ou http://www.arpensp.org.br/principal/index.cfm?tipo_layout=SISTEMA&url=noticia_mostrar.cfm&id=16177

Últimos posts
Showing 0 comments
  • louise araujo
    Responder

    ja esta liberado onde e em quersidade

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para buscar