Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Sou humano?

 em Diversos

 

Sou humano ou  máquina?

 

Ao acessar um site interessante sobre cultura (que, aliás, recomendo: http://www.cpflcultura.com.br ) ao final da transcrição de uma entrevista, constatei a possibilidade de envio de comentário para publicação em uma lista de discussão sobre o tema tratado e que ali, junto ao espaço destinado ao comentário dos leitores, também existe aquele irritante quadrinho,  igualmente presente em tantos lugares no mundo virtual, ao qual já nos acostumamos e que exige: repita os caracteres que você vê na imagem ao lado.

 

É claro que a irritação inicial com a presença do indigitado quadro e sua impertinente exigência aumenta mais ainda quando, efetivamente, não se consegue ver ou identificar os malditos caracteres, sempre embaralhados, confusos,  pouco legíveis ou compreensíveis; mas, como disse, já nos acostumanos com ele. Assim é a vida na internet.

 

A exigência é comum, irritante, mas aceita sem maiores questionamentos por todos os usuários. Naquele site, entretanto, ela é precedida por uma explicação que achei curiosa e tomei como mote pra este comentário.

 

O cpflcultura explica: “Esta imagem é somente para verificarmos se você é um humano. Isso previne que sistemas automatizados prejudiquem nossos servidores”.

 

Se sou humano?!…  Nunca me questionaram sobre isso ou tive posta em duvida minha existência e essência humana.

 

Particularmente sempre achei que sim. Que sou humano, não um robô, um autômato ou uma máquina. Entretanto, convém admitir, bem que poderia sê-lo. No mundo virtual, efetivamente tudo é possível, inclusive, em algum momento,  surpreender-se com coisas triviais que são realizadas automaticamente, sem maior questionamento ou análise crítica.

 

A dúvida lançada, entretanto, em seu aspecto filosófico-existencial,  tem um efetivo  potencial perturbador: O que significa ser humano? Ainda mantenho minha humanidade? O que, em essência, diferencia uma vida verdadeiramente humana do conjunto de atitudes automáticas, impensadas e dirigidas que governam o cotidiano do ser humano?… não sem razão os filósofos valorizam as perguntas, tanto quanto as respostas.

 

Últimos posts

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para buscar