Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Quanto tempo pode durar um casamento?

 em Diversos

 

O casamento mais efêmero do mundo, digno de figurar em livro de recordes, certamente aconteceu no estado de Goiás.

O Tribunal de Justiça Goiano, em sua página na internet (cf. http://www.tjgo.jus.br/bw/?p=24212) repercutiu a sentença da Juíza de direito da 2ª Vara de Família, Sucessões e Cível, Dra. Maria Luíza Póvoa Cruz, que determinou a anulação do casamento de E.T.F e M.A.D.

O casal manteve-se casado somente por três horas.

Apenas 180 minutos de vida conjugal foi suficiente para evidenciar a incompatibilidade entre ambos, o que motivou o fim deste casamento relâmpago, o mais rápido do centro-oeste e, provavelmente, da história mundial.

Ficamos a imaginar se a causa da decepção e do rompimento teria se dado já na festa do casamento ou imediatamente antes do início da lua-de-mel –  que certamente nem ocorreu, ou, se ocorreu, foi igualmente rápida –  mas esta sórdida curiosidade não pode ser satisfeita pela justiça que, por força de lei, mantém casos desta natureza sob o manto do conhecido “segredo de justiça”.

Um aspecto jurídico interessante sobre o assunto merece ressalva: não se trata de divórcio ou separação judicial; neste caso temos uma autêntica anulação de casamento. Os ex-cônjuges, com tal sentença judicial, voltaram ao estado de solteiros, como se nunca tivessem sido casados antes e isso é de rara ocorrência nos dias atuais. As pessoas preferem simplesmente fazer a separação ou o divórcio, procedimento mais simples, comum, menos oneroso e trabalhoso para todos, inclusive para a Justiça.

Em alguns casos a vida conjugal, efetivamente, perdura por menos de um ano; mesmo assim, por questões de praticidade e economia, é comum se aguardar o aniversário do 1° ano de casamento e então fazer a separação judicial, ou notarial que, por expressa disposição legal, só pode ser feito após o decurso do prazo mínimo de um ano do casamento (art. 1574 do Código Civil) 

Últimos posts
Showing 0 comments
  • José Hildor Leal
    Responder

    E pensar que o meu já dura 30 anos… e espero além de mais outros 30.
    Viva o amor!

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para buscar