Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Não é fácil ser pobre.

 em Diversos

 

Não é fácil ser pobre

O Jornal O Estado de São Paulo, anuncia, em sua primeira página, no dia 12 de janeiro de 2010, que o “Governo reduz etanol na gasolina para segurar preço”, o objetivo é conter o aumento do preço do álcool, mas a medida terá o efeito colateral de aumentar o preço da gasolina em  2 ou 2,5 por cento.

Quem ganha com isso é o proprietário de carro com motor flexível, uma relativa novidade no setor automobilístico.

Em resumo: quem tem um carro “semi-novo” ou quem tem um carro muito velho vai ser penalizado com o aumento do preço da gasolina, único combustível aceito pelo seu veículo. Exceção apenas para uma pequena fração do mercado composta por aqueles veículos originalmente a álcool, tipo de veículo produzido na década de 80 e 90 e que já sumiram do mercado há muito tempo.

Mais uma vez uma regra se repete. Medidas do governo beneficiam quem precisa menos (classe alta e média-alta) e termina por prejudicar uma parcela maior da população e que precisaria mais de algum auxílio governamental,  a classe baixa ou média-baixa.

Já assisti este filme: quando, no final dos anos 80, abastecer com álcool era vantajoso, minha Brasília, com mais de 15 anos de fabricação, rodava à gasolina. Depois, quando o álcool sumiu do mercado, seu preço subiu, o petróleo baixou e era mais vantajoso abastecer o carro com gasolina, meu Santana (10 anos mais novo que a Brasília) rodava a álcool… 

Não é fácil ser pobre.

Últimos posts

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para buscar