Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Responsabilidade Socioambiental

 em Certificação Socioambiental

Hoje ligamos a televisão e surpreende a quantidade de mensagens, principalmente de bancos, que fala em modo de vida sustentável e responsabilidade socioambiental. Isto é muito bom, e indica que as grandes corporações já avaliam que as pessoas percebem nestes valores características importantes e relevantes para sua vida cotidiana.

A própria expressão socioambiental resume a concepção que explicita. Significa realizar atividades empresariais de forma sustentável, para dar continuidade aos negócios, prosperar a longo prazo e agregar valor nas ações.

Significa ter cuidados e atenção com todas as partes interessadas, desde a forma sustentável de produzir, passando por meio ambiente, governos, comunidades, funcionários, clientes, fornecedores e consumidores.

A responsabilidade socioambiental tem diferentes conceitos para as organizações, mas um eixo comum que traduz a busca da construção de uma sociedade mais justa e próspera. Isto é realizado através de projetos sociais e ações de cidadania, que envolvem a prestação de serviços voluntários, aplicação de recursos em preservação ambiental e patrocínio de projetos sociais.

Segundo o Instituto Ethos de Responsabilidade Social Empresarial, a empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio-ambiente) e de conseguir incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando considerar as demandas de todos e não apenas dos acionistas ou proprietários.

A responsabilidade sociombiental corresponde a um compromisso de empresas que atuam na vanguarda, atendendo à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros.

Significa revisar os modos de produção e os padrões de consumo vigentes de tal modo que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas considerando todos os impactos sociais e ambientais decorrentes da atuação da organização na fabricação dos produtos ou prestação de serviços, com os quais busca produzir valor agregado e remuneração aos investidores.

A responsabilidade socioambiental envolve investimentos sociais e ambientais realizados pelas organizações privadas e as induções, fomentos e transformações positivas que promovem nas comunidades onde as inversões ocorrem. Esse é o foco principal do projeto de certificação socioambiental lançado pelo CNB, promover educação ambiental e apoio social na prática.

Acreditamos que nossas ações de gestão de matéria prima, consumo e geração de resíduos, podem também promover o aprendizado sobre o tema nas famílias de cada indivíduo que trabalha direta ou indiretamente com os cartórios. Queremos fazer com que a atividade notarial seja também uma referência de responsabilidade nos aspectos ambientais e sociais.

Dessa forma acreditamos que o projeto de certificação socioambiental do CNB é um primeiro passo na busca por uma nova etapa em nossas atividades, uma etapa onde iremos consumir e descartar apenas o necessário, uma etapa onde iremos promover ações sociais em todo o país e iremos promover também o aprendizado sobre o tema.

 

 

 

Últimos posts
Showing 0 comments
  • Marco
    Responder

    Uma ação com responsabilidade socioambiental estamos fazendo em nossa serventia. Em conjunto com a ACIS/AP(Associação Comercial, Industrial e Serviços de Antônio Prado), trimestralmente, plantamos um bosque de árvores nativas frutíferas, com o nome científico/vulgar da árvore e o nome completo e data de nascimento das crianças registradas no cartório do RCPN. Este bosque tem o nome de “São Francisco de Assis”, padroeiro da Ecologia, e está situado na sede campestra da ACIS/AP. Daqui a 20/30 anos essas crianças, já adultas, poderão vislumbrar naquele bosque a preocupação ambiental de seus ancestrais. Att. Ms. Marco Antonio Uberti Gonçalves, Oficial Registral Titular, Serviço Registral Público, comarca de Antônio Prado/RS.

  • JOSÉ ANTONIO ORTEGA RUIZ
    Responder

    Excelente artigo Diego. Assunto recorrente em nossa atualidade. Interessante a ação desenvolvida pelo Marco Antonio, em conjunto com seus funcionários e a associação de sua Comarca. Realmente. Exemplo das atuais para as próprias gerações, que terão, se bem orientadas, a continuidade das futuras gerações. Quiçá, possa eu ter também uma boa idéia, pois participo desse projeto do CNB = (responsabilidade Socioambiental), mas confesso, que necessitaria de mais ideias, para poder “copiar”, já seria um bom começo. Um abraço – JOSÉ ANTONIO – Serventia Distrital de Amaporã-PR.

Deixe um comentário

Comece a digitar e pressione Enter para buscar